Plano de Atividades

O Plano de Atividades inclui diversos projetos apresentados nas subseções seguintes, organizados de acordo com a tipologia de intervenção. Apresenta-se uma descrição destes projetos quanto aos seus objetivos, trabalhos a desenvolver, resultados esperados e contributo para os objetivos do PRR, assim como a identificação das respetivas entidades promotoras e parceiros envolvidos. Os projetos identificados concretizam a visão subjacente à Agenda CircularTech:

Portugal constrói uma posição de referência europeia em soluções tecnológicas, a nível industrial e digital, para a Economia Circular, em setores críticos para os quais não existem soluções que permitam cumprir as metas europeias para 2030. O foco está na efetiva reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos, transformando-os em matérias-primas de forma otimizada, identificando os processos envolvidos e a rastreabilidade dos resíduos, o que é cada vez mais relevante para certificar os conteúdos de material reciclado nos novos produtos e assim assegurando, para a tecnologia nacional (combinando tecnologias digitais com novas máquinas e sensores), um mercado em expansão exponencial.

A indústria nacional desenvolve e lança no mercado nacional, europeu e mundial soluções inovadoras que respondem aos desafios específicos da transição para uma Economia Circular, nomeadamente na fase do fecho dos ciclos materiais.

Portugal conjuga utilizadores finais e um conjunto de unidades industriais para demonstrador das soluções desenvolvidas, gerando simultaneamente valor económico, ambiental e social, capitalizando e estimulando as competências nacionais em setores de forte especialização, como a metalomecânica e as tecnologias de informação.

Estes projetos, que envolvem os principais atores do setor do processamento e da gestão de resíduos em Portugal contribuem de forma decisiva para potenciar a inovação no setor dos resíduos através da digitalização das atividades associadas à cadeia de gestão de resíduos e da especialização de soluções de recuperação e valorização de materiais com vista à sua reintegração na economia.