Soluções

Atualmente, a Europa produz cerca de cinco toneladas de resíduos por cidadão.

Apesar dos esforços dos organismos da União Europeia e dos Estados-Membros, a produção de resíduos não diminuiu.

Existe também uma preocupação crescente de que a Europa não seja capaz de satisfazer as suas necessidades materiais no modelo atual; este facto ficou claro nos últimos anos através da perturbação das cadeias de abastecimento em resultado da Covid-19 e da guerra Rússia-Ucrânia. A necessidade de uma transição para uma economia circular nunca foi tão evidente e a Europa colocou a economia circular no centro da sua política ambiental e industrial.

A transição de uma economia linear, baseada no princípio “fabricar-usar-descartar”, para uma economia circular exige um salto significativo. É necessário desenvolver novas tecnologias, transferir conhecimentos de outros domínios do saber, aumentar a escala e, em última análise, introduzir novas soluções no mercado. A Agenda CircularTech tem como objetivo dar resposta a esta necessidade, ou seja, desenvolver e colocar no mercado as soluções que ajudarão as nossas sociedades na transição para um modelo de economia circular.

Alguns dos principais desafios identificados incluem o baixo envolvimento dos cidadãos como produtores de resíduos e no processo de eliminação, a falta de inteligência nos sistemas de gestão de resíduos, que ainda são conduzidos como antes da revolução digital das últimas décadas, a falta de tecnologias integradas para gerir fluxos de resíduos específicos, como os RCD, ou recuperar fluxos de materiais valiosos de produtos como as baterias, a falta de tecnologias que possam ligar toda a cadeia de gestão de resíduos e fornecer rastreabilidade e outras aplicações numa perspetiva de sistemas e, por último, a falta de normas existentes para impulsionar o sector dos resíduos para uma indústria mais eficiente e produtiva.

Em suma, a Agenda CircularTech pretende contribuir para esta transição para uma economia circular através da implementação de soluções inovadoras que permitirão a prevenção de resíduos e aumentarão a reutilização, o refabrico e a reciclagem de resíduos. A Agenda CircularTech assenta numa abordagem integrada para a gestão de resíduos, através da conceção, desenvolvimento e implementação de estratégias, metodologias e soluções desde a eliminação de resíduos até à sua reciclagem.

Uma economia circular implica uma revisão das actuais abordagens de gestão de resíduos. Não basta criar soluções e sistemas específicos para cada fase da cadeia de gestão de resíduos; é também necessário criar soluções para ligar fases, equipamentos e sistemas, assegurando fluxos integrados de materiais e informações. Isto permitirá abordagens disruptivas desde o momento em que entra na cadeia até à fase de reciclagem, incluindo etapas intermédias como a recolha e a triagem. Todos os fluxos de informação serão também rastreados, permitindo a gestão de stocks, bens de capital, recursos humanos, entre outros inputs.

Os Produtos / Serviços / Soluções resultantes da Agenda CircularTech

WP01 – Eliminação de Resíduos | WP02 – Recolha de Resíduos | WP03 – Recuperação de resíduos | WP04 – Gestão avançada de resíduos de construção e demolição | WP05 – Valorização avançada de resíduos de plástico | WP06 – Energias renováveis circulares | WP07 – Gestão inteligente de resíduos | WP08 – Resíduos conscientes | WP9 – Certificação | WP10 – Gestão e promoção