Consórcio do CircularTech

O Consórcio CircularTech conta com 19 promotores: 10 empresas, 1 câmara municipal, 2 empresas municipais, 4 ENESII e 2 Associações, e tem como objetivo desenvolver soluções, produtos e serviços inovadores que abranjam toda a cadeia de valor dos resíduos.

A Agenda é um consórcio completo que promove a efectiva prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos. Este projeto agregou as seguintes competências complementares.

Produção de conhecimento científico e investigação no âmbito da cadeia de valor dos resíduos e da caraterização e valorização de materiais, que será assegurada pelo BLC3, FEUP, INEGI e CECOLAB.

Investigação e desenvolvimento tecnológico em soluções e tecnologias de gestão de resíduos para alavancar o conhecimento a partir de dados e impulsionar a reciclagem e a valorização de resíduos, fornecidos pelo CEB, BEE2F, DOMT e PRODF.

Conhecimento aprofundado dos processos de reciclagem de tipos críticos de resíduos: metálicos, eléctricos e electrónicos, plásticos e de demolição da construção civil, assegurado pela CECOLAB e SIRPLASTE.

Engenharia mecânica, nomeadamente no sector da metalomecânica, para conceção e produção de equipamentos industriais, prestada pela MECWIDE e MARCOVIL.

Conhecimento aprofundado dos problemas associados à gestão da deposição, recolha e encaminhamento de resíduos urbanos, pela CMMAFRA, ECOAMB, EMAC, LIPOR e MAIAMB

Gestão de projectos de I&D+I, planos de negócios, estratégia, marketing e promoção, fornecidos pela YCONS, ASWP e PACT.

O CircularTech Consortium compreende todas as competências necessárias para criar conhecimento e desenvolver as soluções propostas que irão abordar os desafios existentes e as lacunas do mercado.

Parceiros do Consórcio

BEE2SOLUTIONS é o principal promotor da Agenda e é especializada no desenvolvimento de software para cidades inteligentes, eficiência energética, recolha de resíduos, espaços verdes e gestão de logística de mercadorias, e tem uma vasta experiência em investigação e desenvolvimento de produtos digitais. Desenvolverá os componentes de software de gestão e será responsável pela gestão técnica da Agenda e pelas acções de internacionalização, promoção e divulgação.

Com mais de 100 anos de história, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal e no mundo. A U.Porto foi fundada em 1911 e figura, hoje, entre as 100 melhores universidades da Europa e as 350 melhores do mundo nos rankings de referência.

ASSOCIAÇÃO SMART WASTE PORTUGAL (ASWP) tem como objetivo criar uma plataforma de âmbito nacional que potencie os resíduos como um recurso, reforçando a cooperação entre várias entidades. Estará envolvida na divulgação e promoção desta agenda, com a sua rede de associados e outras entidades relevantes, de forma a dar a conhecer o projeto, encontrar potenciais sinergias e novos stakeholders.

BEE2FIRE tem uma vasta experiência no desenvolvimento de software de apoio à decisão, modelos preditivos, inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática (ML). Por exemplo, possui um sistema de deteção de incêndios baseado em tecnologias de imagem. Contribuirá para o desenvolvimento das ferramentas de classificação visual e de modelos preditivos.

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA – Mafra é um município da Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 80.000 habitantes. O departamento de ambiente do município tem uma vasta experiência em várias áreas no que respeita à gestão de resíduos. Na Agenda CircularTech, o CMMAFRA desempenhará um papel importante na especificação e teste de várias tecnologias.

LABORATÓRIO COLABORATIVO PARA A ECONOMIA CIRCULAR (CECOLAB) fornece soluções sustentáveis de mercado, numa perspetiva de economia circular, através de investigação especializada, para as cadeias de valor de elevado valor estratégico na economia portuguesa e com forte impacto internacional. Participará no teste de materiais recuperados para avaliar as suas possibilidades de reutilização.

DOMATICA – Especialista em IoT, com experiência no desenvolvimento de tecnologia para a recolha, equalização e integração de dados locais em plataformas de nuvem. Contribuirá para a criação de sistemas autónomos e automatizados, para o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias de apoio à rastreabilidade e monitorização de fluxos de resíduos e contentores inteligentes.

ECOAMBIENTE – presta uma vasta gama de serviços no sector do Ambiente. Irá criar um conjunto de pilotos, para avaliar a utilização dos produtos da Agenda em diferentes contextos, nomeadamente ao nível da gestão de resíduos, limpeza e saneamento e na recolha e transporte de diferentes tipos de resíduos.

Cascais Ambiente – EMPRESA MUNICIPAL DE AMBIENTE DE CASCAIS: Empresa municipal responsável pelos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos, bem como pela gestão dos espaços verdes públicos municipais de Cascais. Na Agenda CircularTech, a Cascais Ambiente apoiará a especificação de várias soluções tecnológicas e terá também um papel importante no teste e validação dos produtos desenvolvidos, através da implementação de pilotos.

INSTITUTO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA e ENGENHARIA INDUSTRIAL (INEGI): Centro de Interface Tecnológico que desenvolve actividades de investigação e inovação de base tecnológica. O INEGI estará envolvido no desenvolvimento de soluções que visem a recuperação de pás eólicas em fim de vida através da sua reutilização em aplicações estruturais e o desenvolvimento de novos materiais baseados na reciclagem e reintegração de resíduos (materiais compósitos).

BLC3 CAMPUS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – A BLC3 é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico.

MECWIDE – A Mecwide é uma referência na constante inovação de negócios, prestando serviços industriais multidisciplinares altamente qualificados. Potenciamos e inovamos negócios, desenvolvendo soluções integradas em regime de EPC – Engineering, Procurement and Construction.

LIPOR: Associação de Municípios responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos por oito municípios. Apoiará a especificação e teste de várias soluções tecnológicas relativas a: gestão operacional, aplicações para utilizadores, técnicos e operadores, tecnologia a incorporar em veículos e vias públicas.

MAIAMBIENTE: empresa municipal, referência nacional na recolha selectiva de materiais recicláveis, na remoção de resíduos urbanos e na manutenção da higiene e limpeza de locais públicos. Nesta Agenda, apoiará a especificação de várias soluções tecnológicas e será crucial na validação dos produtos desenvolvidos, com a implementação de pilotos.

MARCOVIL: actua no sector da metalomecânica, com vasta experiência nas áreas da engenharia mecânica, sustentabilidade, fiabilidade e eficiência. Desenvolverá novas soluções de reciclagem de materiais em fim de vida em novas fontes de matérias-primas secundárias.

PARQUE DO ALENTEJO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O PACT é uma entidade privada, líder do sistema regional de transferência de tecnologia do Alentejo. Ao fazê-lo, promove a conversão do conhecimento em inovação e, consequentemente, potencia o desenvolvimento sócio-económico da região. Contribuirá para promover os resultados da Agenda e maximizar o seu impacto a nível local e internacional.

PRODFARMER: Especializada no desenvolvimento de soluções de gestão nos domínios da logística, da energia, do ambiente, do mar e da agricultura. Possui competências em matéria de recolha de grandes volumes de dados provenientes de sensores integrados e de sistemas de apoio à decisão e à gestão nos domínios mencionados. Será responsável pelos temas relacionados com a logística e o ambiente.

YUNIT CONSULTING: especialista em gestão de projectos de I&D+I, planos de negócios, estratégia e marketing. Apoiará o chefe de projeto na gestão técnica do projeto, ajudando a gerir e coordenar cada tarefa e a definir um plano de mitigação de riscos para o projeto. Será também responsável pelo desenvolvimento de uma estratégia de marketing adequada aos resultados da Agenda.

SIRPLASTE – Pioneiros em Portugal, são uma empresa com mais de 45 anos de experiência no mundo da reciclagem do desperdício de plástico. Com um crescimento sustentado pelo mercado, investimentos planeados e a constante aposta numa equipa de colaboradores forte e experiente. Possuem máquinas e técnicas avançadas que garantem completo controlo de qualidade até ao nosso produto final. Respeitam o meio ambiente, recuperando o desperdício plástico e transformando-o em produto granulado de qualidade reconhecida.