Conselho de Orientação e Fiscalização do Consórcio do CircularTech reúne no Município Mafra

O projeto pretende criar um cluster industrial para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que respondam aos desafios específicos da transição para uma economia circular.

A quarta reunião do Conselho de Orientação e Fiscalização da Agenda CircularTech realizou-se, no dia 11 de dezembro, no Palácio dos Marqueses, no Município de Mafra, copromotor do projeto.

O encontro representou mais uma oportunidade para as entidades que compõem este consórcio partilharem o trabalho desenvolvido nas diferentes tarefas, as dificuldades sentidas e desafios apontados, bem como as oportunidades de melhoria e progresso.

No decorrer da reunião do consórcio, ficou ainda expressa a vontade dos copromotores em abraçarem áreas complementares e estratégicas para a agenda, nomeadamente as questões relacionadas com os créditos de carbono.

Houve ainda tempo para se apresentar o ponto de situação do Plano de Divulgação e Promoção e também da Execução Técnica e Financeira da Agenda.

Estes momentos de reunião entre líderes de diversas áreas e especialistas são muito relevantes para colaborar, interagir e discutir estratégias que permitam impulsionar soluções inovadoras de circularidade, em Portugal.

A Agenda tem como objetivo criar um cluster industrial para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que respondam aos desafios específicos da transição para uma economia circular, nomeadamente na fase do fecho dos ciclos materiais, garantindo uma gestão de resíduos mais sustentável, direcionando-os para novas aplicações produtivas.

O CircularTech é apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU, tendo como objetivo estabelecer um aglomerado industrial dedicado ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, respondendo aos desafios específicos da transição para uma economia circular, promovendo a gestão sustentável de resíduos e impulsionando novas aplicações produtivas. O Município de Mafra integra este projeto enquanto parceiro do consórcio.

Fonte: CM Mafra