Inovação

A Agenda CircularTech resultará num total de 23 novos produtos, serviços e soluções que representam avanços significativos em comparação com o estado da arte e permitirão repensar os resíduos como recursos.

A Agenda centra-se no desenvolvimento de soluções que envolvem inovação ao longo de toda a cadeia de valor dos resíduos no que respeita à eliminação, recolha, triagem, tratamento e recuperação, tal como descrito nos parágrafos seguintes.

Eliminação

Introdução de novas tecnologias para permitir a automatização do processo de eliminação de resíduos a diferentes níveis, tais como centros de reciclagem totalmente automatizados para funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, contentores de resíduos inteligentes e ecrãs interactivos para sensibilizar e capacitar a população para uma economia circular. As soluções propostas, que integrarão tecnologias atualmente utilizadas noutros sectores, mas não especificamente na gestão de resíduos, têm potencial para perturbar a forma como os cidadãos eliminam os resíduos.

Recolha

As soluções propostas centram-se na introdução de soluções tecnológicas de RA e RI no processo de recolha para permitir a identificação de resíduos e outras ocorrências e acionar os mecanismos necessários para as resolver; na introdução de novos modelos de negócio para a recolha de resíduos – flexíveis, a pedido e mais eficientes – alimentados por aplicações móveis em que os utilizadores solicitam a recolha de resíduos em contentores individuais ou colectivos, sinalizando os operadores de resíduos e permitindo-lhes otimizar as suas operações; os contentores inteligentes permitirão a sua monitorização constante e, utilizando esses dados, criar modelos de previsão da produção de resíduos baseados em IA, ajudando assim a planear com precisão a capacidade de gestão de resíduos. Embora existam atualmente algumas soluções noutros países, como a recolha de resíduos a pedido, a integração da tecnologia de IR nos modelos de recolha e previsão de resíduos é inovadora e não é atualmente oferecida pelo mercado.

Triagem

As soluções propostas visam integrar a automatização e as tecnologias baseadas na IA com técnicas normalizadas de separação de materiais para enfrentar desafios específicos, tais como: a separação de plásticos de veículos em fim de vida, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e resíduos urbanos, uma vez que atualmente existe uma parte significativa de plásticos que não são reciclados devido à ineficiência das tecnologias actuais; a separação eficiente de RCD para permitir melhores produtos reciclados; a separação de componentes de equipamentos de energias renováveis; a separação de componentes ricos em terras raras e metais que atualmente se perdem devido à falta de tecnologias de pequena escala e rentáveis.

O carácter inovador destas tecnologias resulta da integração de diferentes técnicas que são atualmente utilizadas em diferentes contextos.

Tratamento e recuperação: a Agenda CircularTech propõe várias novas soluções para os resíduos que serão recuperados a partir de diferentes fontes e materiais, todas centradas na reciclagem para garantir a viabilidade económica e ambiental. Os processos de valorização centrar-se-ão na criação de novos produtos, com procura no mercado, a partir de materiais como o plástico, os RCD, os fragmentos de turbinas eólicas, entre outros. O carácter inovador advém não só dos novos produtos, mas também dos processos que garantirão a recuperação de materiais que atualmente se perdem.

Relativamente aos novos produtos com base em resíduos, é de salientar que todos os “novos” resíduos a valorizar serão devidamente tratados e valorizados, como é o caso das melhores soluções (estruturais, não estruturais, e/ou para novos compósitos) para reutilização de componentes de aerogeradores e painéis fotovoltaicos, bem como o desenvolvimento de novas formulações para plásticos até agora nunca valorizados e o desenvolvimento de novos produtos com recuperação de materiais a partir de RCD para utilização no sector da construção.

A Agenda CircularTech não só introduzirá novos produtos, serviços e soluções alinhados com a economia circular, como também criará um ciclo virtuoso de eficiência. Ao permitir processos de recolha, triagem e reciclagem mais eficientes, a atual cadeia de gestão de resíduos irá desbloquear recursos financeiros para investir e ser mais competitiva num contexto internacional.