O carácter inovador destas tecnologias resulta da integração de diferentes técnicas que são atualmente utilizadas em diferentes contextos.
Tratamento e recuperação: a Agenda CircularTech propõe várias novas soluções para os resíduos que serão recuperados a partir de diferentes fontes e materiais, todas centradas na reciclagem para garantir a viabilidade económica e ambiental. Os processos de valorização centrar-se-ão na criação de novos produtos, com procura no mercado, a partir de materiais como o plástico, os RCD, os fragmentos de turbinas eólicas, entre outros. O carácter inovador advém não só dos novos produtos, mas também dos processos que garantirão a recuperação de materiais que atualmente se perdem.
Relativamente aos novos produtos com base em resíduos, é de salientar que todos os “novos” resíduos a valorizar serão devidamente tratados e valorizados, como é o caso das melhores soluções (estruturais, não estruturais, e/ou para novos compósitos) para reutilização de componentes de aerogeradores e painéis fotovoltaicos, bem como o desenvolvimento de novas formulações para plásticos até agora nunca valorizados e o desenvolvimento de novos produtos com recuperação de materiais a partir de RCD para utilização no sector da construção.
A Agenda CircularTech não só introduzirá novos produtos, serviços e soluções alinhados com a economia circular, como também criará um ciclo virtuoso de eficiência. Ao permitir processos de recolha, triagem e reciclagem mais eficientes, a atual cadeia de gestão de resíduos irá desbloquear recursos financeiros para investir e ser mais competitiva num contexto internacional.